Conheça os principais Pontos Turísticos de Londrina! Parte 1
A cidade tem um papel importante no que diz respeito à ligação do sudeste com o sul do país, se destacando como centro urbano, comercial, industrial e também cultural.
Nasci em Londrina e sou apaixonado por essa cidade. Claro que não é perfeita, mas, ela tem seus encantos, entre eles, aquele ar de cidade pequena mas com cara de grande. Londrina é uma das principais cidades do Paraná. Distante 390 km da capital, Curitiba, Londrina possui a segunda maior população do estado.
A cidade tem um papel importante no que diz respeito à ligação do sudeste com o sul do país, se destacando como centro urbano, comercial, industrial e também cultural.
Muito conhecida também pela qualidade de vida oferecida a seus moradores, Londrina abriga um grande número de jovens estudantes já que possui uma das principais universidades estaduais do país.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Fonte: Uel
A estação ferroviária foi um marco para a cidade e toda a região, foi ali que começou o desenvolvimento da cidade.
A estação foi inaugurada no mesmo dia da ponte que passa sobre o Rio Tibagi, em 1935. Dez anos depois surgiu um novo projeto para a ampliação da estação já que a demanda havia aumentado e aquela estrutura não conseguia mais atender as necessidades da população.
O Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss” iniciou suas atividades em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas, por iniciativa de professores e estudantes do Curso de História. Em 1974 passou a ser Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Para melhor comunicação do acervo, em 1986 passou a ocupar o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, com uma área total de 11.973m² e 2.670 m² de construção.
MUSEU HISTÓRICO
Em 1996 iniciou a execução do projeto de revitalização Memória Viva e em dezembro de 2000 foi reaberto ao público com espaços adequados para exposições e melhor conservação de suas coleções.
O Museu Histórico de Londrina desenvolve ações para salvaguarda do patrimônio histórico na cidade e região. Seus objetivos e finalidades são voltados prioritariamente para:
I – subsidiar as atividades acadêmicas na UEL integrando ensino, pesquisa e extensão em História e áreas afins;
II – servir como campo de estágio para estudantes de graduação da UEL e instituições conveniadas;
III – constituir-se em espaço dinâmico para os movimentos e ações culturais e educativas da cidade e região promovendo a reflexão crítica sobre a experiência histórica por meio de atividades diversas e obedecendo ao Regimento Geral da Universidade Estadual de Londrina.
Vale muito a visita! O Museu Histórico recebe os visitantes de terça à sexta das 9h às 11h e das 14h30 às 17h30, e sábados e domingos das 13h30 às 17h.
LAGO IGAPÓ
Fonte: Londrina Convention
Esse é um dos principais pontos turísticos de Londrina e, por isso, a visita é obrigatória.
O Igapó é bastante frequentado pelos londrinenses para a prática de caminhada. Pra quem quer apenas turistar, dá pra sentar na beira do lago, tomar um delicioso caldo de cana, suco, fazer um piquenique ou simplesmente contemplar a vista.
CACHOEIRAS DE LONDRINA
Você sabia que Londrina também possui ótimas atrações para quem gosta de ecoturismo? As cachoeiras são belos exemplos já que há mais de 30 na área urbana da cidade.
Uma das mais conhecidas e acessadas não só por turistas, mas também por moradores é a Cachoeira do Tatu, que fica atrás do Jardim Botânico.
Outro local bastante visitado mesmo não oferecendo boa estrutura turística é a Cachoeira Salto do Apucaraninha, com mais de 110 metros de queda de água. Ao visitar o lugar, cuidado: há um trecho com ruas sem asfalto e não é uma boa ideia ir até lá em dias com possibilidade de chuva.
PARQUE ARTHUR THOMAS
Mais uma atividade interessante para os adeptos do ecoturismo. O Parque Arthur Tomas oferece as mais variadas atividades para quem deseja passar um dia em contato com a natureza: trilhas, observação de animais silvestres, queda d’água etc.
Reconhecido como uma Unidade de Conservação, pelo Instituto Ambiental do Paraná, em 1994, abriga várias espécies de animais, principalmente capivaras, quatis e macacos.
Ah, o melhor de tudo isso é que a entrada é franca!
JARDIM BOTÂNICO
Fonte: Londrina Convention
Com mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa, o Jardim Botânico de Londrina deve fazer parte do roteiro dos turistas que conhecem a cidade.
O local possui trilha ecológica, estufas, lagos, pista de caminhadas e muito mais. Programe-se para a visita: o Jardim Botânico fica aberto de quarta a domingo das 9h às 19h.
PLANETÁRIO
Fonte: Uel
Esse é um projeto de extensão da Universidade de Londrina e é aberto ao público. Visita com garantia de muito conhecimento!O Projeto Planetário de Londrina, que possui fins acadêmicos, educativos e culturais, tem seu prédio construído no centro da cidade de Londrina, pela Prefeitura Municipal da cidade. Trata-se de uma construção de alvenaria, com 232 metros quadrados e diâmetro de 16 m; teto abobadado, com 6,10 m de altura. A sala de projeção tem 8 metros de diâmetro e capacidade para 44 espectadores por sessão.
MERCADO MUNICIPAL SHANGRI-LÁ
Para os moradores da cidade esse lindo, atraente e aconchegante mercado é a cara de nossa cidade. Um mercado público onde os londrinenses, bem como os visitantes que por aqui passam podem usufruir de um lugar, onde você encontra de tudo um pouco.
O local oferece desde artigos da cultura oriental. Até frutas e verduras, passando por deliciosas opções de almoço. Que tal se programar para conhecer?
CALÇADÃO DE LONDRINA
Lugar certo para quem deseja apreciar boa gastronomia, se divertir e conhecer mais de Londrina. Inclua em seu roteiro e não se arrependa! Alem da facilidade de fazer compras tem bancos, as melhores lojas e uma infinidade de coisas para ver e adquirir.
O Calçadão foi implantado em 1977 e originou-se da reurbanização das Praças Willie Davids, Marechal Floriano e Gabriel Martins, como projeto do arquiteto Jaime Lerner. Foram interditados alguns trechos para o tráfego de veículos e destinou-se esses locais ao lazer do povo londrinense e de turistas.
MATA DOS GODOY
Mais uma atração que proporciona proximidade à natureza. Esse parque abriga trilhas que apresentam um pouco da biodiversidade da Mata Atlântica.
O Parque Estadual Mata dos Godoy é uma das últimas reservas naturais de mata nativa do norte do Paraná, sendo assim uma Unidade de Conservação Integral. Pertenceu à família Godoy até 1989, quando foi transformada em Parque Estadual.
Stefan Arruda
Redação Agora Londrina