Museu Histórico de Londrina

Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss é um órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Sua sede atual, o prédio da segunda estação ferroviária da cidade, se localiza no centro da cidade de Londrina, Paraná

Foto: Wilson Grandi

O Museu Histórico foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e a partir de 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas.

Desde 10 de dezembro de 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, que por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização de Londrina e do Norte Novo do Paraná.

A missão do Museu é desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio cultural de Londrina e região, procurando tornar visível a trajetória histórica de sua sociedade; dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e promover a reflexão crítica da realidade histórica, contribuindo para a renovação e melhoria da qualidade de vida e da dimensão cultural da população.

O MUSEU POSSUI 3 SETORES:

Setor de Imagem e Som “Eugênio Brugin”

O setor possui um acervo de aproximadamente 50 mil peças (fotografias, álbuns fotográficos, negativos de vidro, negativos flexíveis, slides, filmes de 16mm e 35mm, quadros, discos, depoimentos gravados de pioneiros de diversas profissões em fitas K-7 e Vídeo).

São diversas as coleções fotográficas que integram o acervo, produzidas, sobretudo, a partir do final da década de 1920.

Destacam-se as coleções de José Juliani, fotógrafo oficial da Companhia de Terras Norte do Paraná , que registrou o desenvolvimento de Londrina e região nas décadas de 1930 a 1960. Coleção de George Craig Smith, integrante da Primeira Caravana que chegou em Londrina em agosto de 1929 e registrou as primeiras imagens no Patrimônio Três Bôcas, que deu origem a cidade de Londrina. E a Coleção de filmes de 16mm do pioneiro Hikoma Udihara que documentou a cidade de Londrina e região nas décadas de 1940, 1950 e 1960.

Setor de Objetos

Compõe-se de coleções das mais variadas categorias de objetos e materiais representativos do cotidiano dos cidadãos londrinenses e da região, desde os primeiros colonizadores.

Setor de Biblioteca e Documentação “José Garcia Molina”

O acervo é constituído de documentos textuais, mapas, plantas, microfilmes, periódicos, monografias, depoimentos, etc. que retratam a história de pioneiros de Londrina e região.

No museu pode-se conhecer além da história de Londrina, a história do prédio, que é um dos cartões postais de Londrina.

Museu Histórico Pe Carlos Weiss
Rua Benjamim Constant, 900 – Centro
(Próximo ao Terminal Urbano de Londrina)
Londrina – PR CEP: 86010-350.
Fone: (0xx43) 3323-0082
Fax: (0xx43) 3324-4641
e-mail: museu@uel.br
Visite o site oficial: http://www.uel.br/museu

Horário de Atendimento:
De 2ª a 6ª feira: das 9h00 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.
Sábados e domingos: das 9h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00.

N.Com | Prefeitura Municipal de Londrina
Foto: Wilson Grandi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agora Londrina