Noticias

Parques ecológicos são opções de lazer no feriado

Parques Municipais Arthur Thomas e Daisaku Ikeda recebem visitantes diariamente e são alternativas que estimulam o contato com a natureza

Durante o período de verão, para quem busca opções de lazer nas férias, os parques ecológicos municipais são alternativas gratuitas e interessantes. A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) é responsável pela administração de duas unidades de conservação, o Parque Municipal Arthur Thomas e o Parque Ecológico Daisaku Ikeda. Nos parques, visitantes podem fazer caminhadas, trilhas, piqueniques e aprender sobre educação ambiental.

Os passeios nos parques são importantes para estimularem uma reflexão sobre as condutas que podem causar impactos no meio ambiente, disse a secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz. “É um espaço que propicia uma conexão da população com o ambiente. Onde as pessoas podem desfrutar da nossa biodiversidade, desde os insetos, até os mamíferos, além do convívio familiar e da conexão com a natureza. Até para verificar como as nossas ações na cidade impactam no parque”, explicou.

 

Arthur Thomas – O Parque Estadual Arthur Thomas fica na Rua da Natureza, 115, no Jardim Piza, na região sul da cidade. O horário para visitação, em horário de verão, é das 9 às 18 horas, diariamente, inclusive nos feriados. No restante do ano, é das 8 às 17h30. É uma unidade de conservação localizada no perímetro urbano e representa um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica na região norte do Paraná. O parque foi reaberto no último dia 11 de dezembro, após limpeza e finalização dos consertos de estragos causados pelas chuvas do final de novembro.

Com uma área total de 87,47 hectares, o parque possui, atualmente, seis trilhas de diferentes graus de dificuldade, podendo atender a vários tipos de público. Nas trilhas, os visitantes podem apreciar a fauna e flora do local. Entre as espécies de animais que podem ser observados no passeio estão macaco-prego, gambá, lagarto, cotia, capivara, garça, além das cerca de 80 espécies de pássaros silvestres. No parque há também uma cachoeira de 25 metros de altura.

Os passeios podem ser feitos em grupo e há um espaço para alimentação. Os visitantes podem trazer alimentos de casa, para consumo nas áreas destinadas, ou comprar na lanchonete do Arthur Thomas, onde seis grupos do Programa de Economia Solidária comercializam lanches e bebidas.É proibido oferecer alimentos aos animais silvestres e entrar no parque com bebidas alcoólicas. Caça e pesca também não são permitidas. A direção do parque não recomenda que sejam levados animais domésticos.

Daisaku Ikeda – A Unidade de Conservação Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda está situada também na região sul da cidade. Fica a, aproximadamente, 12 quilômetros do centro de Londrina, na Rodovia João Alves da Rocha, estrada para o distrito de Maravilha, às margens do Ribeirão Três Bocas. Para visitas, o horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, diariamente, e também ficará aberto no feriado e no período de férias.

A área total abrange mais de 120,96 hectares e conserva como ponto turístico a antiga Usina Três Bocas. A diversidade da fauna e flora são as atrações do local, que compreende 96 espécies de aves, 12 de mamíferos e 32 espécies de répteis, além de peixes e anfíbios.O parque conta ainda com quiosque e parque infantil.

A Sema é responsável pela manutenção dos espaços, pelo monitoramento da fauna e flora local, além do desenvolvimento de programas de educação ambiental.Os dois parques estarão recebendo visitantes no período de feriados e férias, mas sem monitores nas trilhas.

Outros locais – Além dos parques municipais, Londrina também possui outros espaços públicos de visitação gratuita que propiciam contato com a natureza, como o Jardim Botânico e a Mata dos Godoy.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Jardim Botânico oferece um espaço para contemplação, reflexão e educação socioambiental. Funciona de quarta-feira a domingo, das 9 às 19 horas e está localizado na Avenida dos Expedicionários, 200. Há duas opções de trilhas ecológicas, lago, arboreto, pista de caminhada e centro de visitantes, espaço voltado à educação ambiental, com equipamentos de audiovisual sobre o histórico ambiental da região.

O Parque Estadual Mata dos Godoy fica a 15 quilômetros do centro, na Fazenda Santa Helena, no distrito de Espírito Santo. Abriga espécies raras como peroba, angico, cedro, figueira, pau-marfim, além de cerca de 180 espécies de aves silvestres e outros animais. Visitantes podem percorrer as trilhas, que passam por áreas de reflorestamento e de mata nativa.No período das festas de final de ano, o parque estará em recesso, reabrindo no dia 2 de janeiro. Para visitas, o parque fica aberto de terça a sexta-feira, a grupos organizados, mediante agendamento, feito pelo 3373-8720. E, aos domingos e feriados, não é necessário agendar e é aberto ao público das 13h30 às 17horas.

N.Com | PML

Anúncios

Categorias:Noticias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s