Viação Garcia/Brasil Sul e LondriSul aderem à Campanha “Junho Vermelho”

No Dia Mundial do Doador, funcionários são incentivados ao ato solidário, com logística oferecida pela empresa. O sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente, com o suprimento garantido exclusivamente através de doações regulares e voluntárias.

Foto: Pixel

O sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente, com o suprimento garantido exclusivamente através de doações regulares e voluntárias. A data de 14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue – foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

A Viação Garcia/Brasil Sul e LondriSul têm a tradição de estimular a doação de sangue no chamado “Junho Vermelho” e realizam uma ação interna junto aos seus colaboradores para agendar a doação por parte dos voluntários e levá-los ao Hemocentro (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, integrado ao Hospital Universitário de Londrina) e trazê-los de volta à empresa nesta data. “Toda a logística é oferecida pela empresa, estimulando e facilitando o ato da doação”, diz a gerente de Comunicação e Marketing da empresa, Juliana Quasne.

São apoios fundamentais. O hematologista Faustro Trigo, coordenador do serviço, diz que campanhas pontuais como a “Junho Vermelho” são de imensa importância para manter os estoques de sangue e suprir a rede atendida – formada por 22 hospitais do SUS da área da 17ª Regional de Saúde, entre eles o Hospital do Câncer e o Hospital Universitário de Londrina.

“Por isso a nossa decisão de direcionar esta edição da “Junho Vermelho” à ideia de que os doadores façam o gesto solidário sempre na data de seu aniversário. Isso garantiria ao menos uma doação ao ano”, afirma. Atualmente, cerca de 1.400 doadores regulares do Hemocentro de Londrina garantem a provisão de 1.250 bolsas de sangue por mês. A meta do serviço é atingir ao menos 2.100 doadores mensais regulares, o que garantiria 2.000 bolsas ao mês.

Os estoques de sangue e derivados são muito dinâmicos, segundo o especialista, e quando há queda na doação, baixam rapidamente. “Por isso precisamos de fornecimento frequente, principalmente durante os dias úteis, quando nossa estrutura fica mais ociosa. Daí a importância de iniciativas como a da Viação Garcia/Brasil Sul e Londrisul, que facilitam a doação por parte de seus colaboradores justamente nestes períodos em que recebemos um fluxo menor de doadores. Com isso, podemos otimizar o atendimento, o abastecimento e o suprimento dos hospitais”, conclui.

Veja o que é preciso para ser um doador:

  • É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal
  • O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas anteriores)
  • O doador deve apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou CNH)

Endereço e horários

O Hemocentro Regional de Londrina fica na rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156, ao lado do Hospital Universitário. Funciona de segunda a sexta das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30 (Para doar no sábado, é necessário realizar agendamento no site www.saude.pr.gov.br/doacao, não é preciso agendar para doar durante a semana). Mais informações pelo WhatsApp (43) 99115-3927 ou pelos telefones (43) 3371-2218 / 3371-2356.

Redação Agora Londrina com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agora Londrina