Estudantes de Londrina participam da Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

 Estudantes de Londrina participam na 37ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Foto: Divulgação Mostratec

Treze trabalhos de Londrina vão ser apresentados na 37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia e 12ª Mostratec Júnior. Alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental vão representar a sua cidade na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 25 a 27 de outubro de 2022, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de oito países e de 21 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da saúde e paleontologia.

Do estado do Paraná vêm 32 trabalhos, sendo 14 de Toledo, 13 de Londrina, três de Cascavel, um de Curitiba e um de Paranavaí.

Para se apresentarem na Mostratec que exibe trabalhos do Ensino Médio e Técnico vêm os trabalhos:

Método Omori – Produzindo contornos para facilitar a compreensão dos exames de ultrassonografia, pesquisado por Laís Takano Omori, da St. James International School.

Desenvolvimento de lipossomas de Fluopsina C: um composto bioativo no controle de bactérias patogênicas, estudado por Luiza Nabarro Ikeda Silva, do Colégio Interativa.

Influência das mídias sociais na saúde mental dos adolescentes – Fase II, analisado por Nicole Christofoli Garcia, do mesmo colégio acima.

Avaliação da propagação da dengue em áreas urbanas a partir de diferentes designs de armadilhas, esmiuçado por Maria Beatriz Soncela Marcolini, Nicole Bernardo Silva e Leonardo Hideki Matsumoto Fukuda, do Colégio Londrinense.

A utilização dos líquens como bioindicadores de poluição atmosférica na cidade de Londrina-PR, redigido por Clara Helena Boszczowski Carvalho, Daniela Cardoso Goulart e Felipe Bortoluzzi, do Colégio e Anglo Londrinense.

Adequação de Uso do Solo com Base na Textura e Fertilidade em Chácara Localizada na Cidade de Londrina, Paraná, escrito por Lucas Brachini Ferreira, do Colégio Mãe de Deus.

Desenvolvimento de um Enxaguatório Bucal Contendo Extrato Hidroalcóolico de Pitanga (Eugenia Uniflora L.), feito por Gabriel Bonilha Rafael, também do colégio acima.

12ª Mostratec Júnior

Para se apresentarem na Mostratec Júnior, vêm os assuntos:

Elaboração de filtros, para retenção de óleo, acopláveis a pias e ralos domésticos, analisado por Bernardo Franconere, do Colégio Interativa

Utilização de microalgas Chlorella vulgaris para tratamento de chorume e consumo de gases em processo de compostagem, estudado por Pedro Batigliana Tofoli, do mesmo colégio acima.

Direito das crianças autistas, pesquisado por Nicole Cesar da Silva, do mesmo colégio já citado.

O Fenômeno da Depressão em Jovens e Suporte Familiar: um Estudo de Correlação, realizado por Maria Clara Oliveira Dal-Ry e Maria Caroline Yano Sonoda, do Colégio Mãe de Deus

Doenças Crônicas Não Transmissíveis e os seus malefícios para a sociedade de grande centros urbanos, esmiuçado por Fernanda Laíse de Carvalho Coelho, Emily Kaori Ferreira e Carolina Gimenes Dmitruk, do Colégio Londrinense.

Todos Contra o Lixo: em Defesa dos Animais Silvestres e Marinhos, elaborado por Benjamin Daniel Cruz Coneglian, da Escola Municipal Anita Garibaldi.

A Mostratec Júnior é uma mostra integrada à Mostratec com trabalhos do Ensino Fundamental. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental do Brasil e do exterior. A Mostratec Júnior tem duas categorias: Educação Infantil, com alunos de 3 a 6 anos e Ensino Fundamental, com estudantes de 7 a 15 anos.

No total da Mostra, serão 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior (Fundamental com 264 e Infantil com 73). Além dela, ocorrerá também o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. A estimativa é que o público visitante fique entre 30 e 40 mil pessoas.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 39 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Associação de Pais e Mestres/Liberato, Assembleia Legislativa/RS, Casio, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RS, BA e SP, Feevale, Unisinos, Faccat, Uniftec, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, Happy, entre outros.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec

Mais informações em www.mostratec.com.br . 

Redação Agora Londrina com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agora Londrina