Construção civil é âncora da economia londrinense
Setor responde por cerca 15% do PIB do município. Em 2021, foram vendidos 3,9 mil apartamentos em Londrina
A Construção Civil se firma como motor da Economia e da geração de desenvolvimento no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de setembro apontam que o PIB da Construção Civil cresceu 9,5% no primeiro semestre de 2022, em relação a igual período do ano passado, enquanto a economia do País teve alta de 2,5% nesse mesmo período. Segundo dados do Sinduscon Norte, o setor responde por cerca de 15% do PIB do município de Londrina (PR). Em 2021, o VGV (Valor Geral de Vendas) atingiu recorde, chegando a quase R$ 2 bilhões e 3,9 mil novas unidades de apartamentos vendidas.
Os lançamentos imobiliários, além de reduzir o déficit habitacional, geram impostos e também ajudam a sanar a carência de infraestrutura urbana por meio de contrapartidas entregues por construtoras que beneficiam toda a comunidade.
Em paralelo à entrega dos empreendimentos do bairro Acquaville em Londrina (PR), a construtora MRV, que integra o grupo MRV&CO, entre as maiores holdings do setor de construção civil da América Latina, realizou, nos últimos anos, diversas obras de contrapartida no município, nas quais foram aportados recursos próprios.
Em 2014, concluiu infraestrutura e pavimentação de um trecho da Avenida Aracy Soares e construiu seis módulos escolares na Escola Municipal Maria Tereza Meleiro Amâncio. Em 2016, fez a execução e revitalização da rotatória e canteiros da avenida Milton Ribeiro de Menezes. No ano seguinte, entregou a Praça do Acquaville, assim como as obras da rotatória e canteiros centrais da Av. dos Pioneiros, 3241. Em 2019, realizou a praça na Rua José Piloto e, por meio do Programa Boa Praça (CMTU), fez a execução e a manutenção de outras praças, rotatórias e diversos canteiros.
A MRV também foi responsável por obras de construção e ampliação de seis estabelecimentos de ensino da cidade que resultaram em mais de 1.5 mil novas vagas na rede de ensino. Realizou as obras da creche Novo Amparo (2017), da Escola Joaquim Pereira Mendes (2018), da Escola Municipal Edmundo Odebrecht (2018), da revitalização do Centro de Educação Infantil Milton Gavetti (2018), da Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior (2021) e da ampliação da Escola Municipal Norman Prochet (2022).
As contrapartidas da construtora também contribuíram para melhorias na segurança pública da cidade. Em 2017, a MRV doou à Guarda Municipal, um sistema de monitoramento para o entorno do bairro Acquaville e, em 2019, reformou a base da Polícia Militar localizada na Av. Saul Elkind.
O diretor de Desenvolvimento Imobiliário da MRV, Ricardo Polizzi, destaca a importância da parceria entre a empresa e o município de Londrina, que segue como um dos principais mercados para o grupo MRV&CO no Brasil. “A zona leste é um vetor de crescimento de Londrina e a concepção do projeto feita em parceria com a Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), resultou em benefícios e melhorias na mobilidade urbana da cidade como um todo”, disse.
Recentemente, a MRV concluiu a pavimentação do prolongamento da Avenida das Laranjeiras. Entre os próximos projetos previstos estão a ampliação da Escola Municipal Suely Ideriha, na zona leste, e também a construção de duas praças no bairro Acquaville.
Redação Agora Londrina com Assessoria