Conheça o Interativa, a escola Paranaense que é exemplo no uso da tecnologia em sala de aula
Publicado por Stevan Arruda
Entenda como colégio e startup transformam a vida de alunos e professores e aumentaram em 42% o número de projetos de iniciação científica
A tecnologia se mostrou um importante e necessário agente de mudanças para o desenvolvimento da educação nos últimos anos. A integração do ambiente físico com o digital apenas evidenciou a necessidade da modernização dos processos de aprendizagem para o envolvimento dos alunos e professores nas atividades em sala de aula.
Um exemplo disso é o Colégio Interativa, localizado em Londrina, no Paraná, que desde 2013 já vivencia os benefícios da tecnologia em sala de aula e, hoje é reconhecida como Apple Distinguished School – um dos centros de liderança e excelência educacional, que estão espalhados pelo mundo. A instituição, parceira Sejunta, startup educacional que oferece projetos de integração digital às instituições de ensino por meio de tecnologias Apple se tornou referência em experiências de aprendizagem.
Com apoio pedagógico e desenvolvimento profissional continuado, o Colégio destaca os impactos positivos no processo de aprendizagem mais desenvolvido e moderno, além de conquistas, como:
- Aumento de 42% de projetos em iniciação científica;
- Integração da criatividade e soluções de problemas complexos;
- Gerenciamento remoto e escalável dos iPad.
“O Colégio Interativa tem sido relacionado à inovação em educação há muitos anos. Cerca de 91% dos educadores utilizam o iPad para conectar a aprendizagem ao mundo real, fazendo com que toda tecnologia seja integrada com contexto, proposta e com o objetivo de transformar os processos de ensino e aprendizagem”, destaca Guilherme Camargo, CEO da Sejunta.
Entenda mais sobre o case do Colégio Interativa Londrina
O colégio conta com 64 professores, uma equipe de lideranças e 600 alunos divididos nos períodos da manhã e tarde, além do período integral. São 588 iPads distribuídos entre os alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio. Com 5 mil metros quadrados, a escola propõe o espaço físico como parte do processo de aprendizagem dos alunos.
O auxílio dos iPad permite que o aluno possa utilizar-se da tecnologia sem a necessidade de ficar preso em um só ambiente, já que os dispositivos funcionam offline e tem longa duração de bateria, possibilitando assim, o manuseio em áreas externas e passeios.
Além dos dispositivos, as salas temáticas, mesas colaborativas no ensino fundamental e em dupla no ensino médio, são exemplos da utilização do espaço físico com maior protagonismo do que nas escolas tradicionais. “Temos a possibilidade de ir atrás do que a gente gosta de estudar e formar a nossa educação”, afirma Danilo Leati Nunes, da 3ª série do ensino médio.
Todo este avanço possibilitou ao colégio um aumento de 42% dos alunos na participação em iniciativas científicas, que são submetidas a avaliação dos projetos em órgãos internacionais. Um dos grandes diferenciais do Interativa é impactar a comunidade educacional a se envolver diretamente com a escola. Pais e responsáveis, número que atinge 2 mil pessoas, são conhecedores de tudo que é feito dentro do colégio.
Além dos alunos, os educadores são parte fundamental do avanço educacional do colégio, com um desenvolvimento profissional personalizado, os professores tornam a transformação dos processos possíveis dentro das salas de aula.
A Sejunta impacta a vida de mais de 400 mil alunos, diariamente, em todo o país, com mais de 190 escolas conectadas. Os dispositivos são gerenciados remotamente pela escola e tem a segurança e a privacidade garantidas 24h por dia para toda a comunidade escolar.
Sobre a Sejunta
Apaixonados pela transformação digital e oportunidades que a tecnologia pode trazer para instituições educacionais. A Sejunta foi criada para transformar escolas com metodologias integradas com tecnologias Apple para educação e foi reconhecida como Apple Authorised Education Specialist no Brasil por conta dos projetos em educação que desenvolveu. Saiba mais em https://sejunta.com.br/educacao
Redação Agora Londrina com Assessoria