CMTU Londrina: Novas Sinalizações na Avenida Leste-Oeste
Estudos realizados mostram que a redução de 60 km/h para 50 km/h aumenta o tempo de deslocamento por todo o trajeto da avenida Leste-Oeste em menos de 1 minuto
A partir de hoje, 5 de novembro, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina começará a readequação das placas e sinalizações horizontais na avenida Leste-Oeste, unificando a velocidade máxima em 50 km/h. A ação, que deve ser concluída em uma semana, visa aumentar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. Próximo à UPA Jardim do Sol e ao Terminal Oeste, o limite será mantido em 30 km/h, devido ao alto fluxo de pessoas.
A iniciativa segue uma tendência internacional de reduzir a velocidade em áreas urbanas para diminuir acidentes e preservar vidas. “A menor velocidade aumenta a capacidade de reação em situações imprevistas”, comenta Laércio Voloch, gerente operacional de trânsito da CMTU. Essa é uma extensão da campanha “Por favor, reduza a velocidade”, que já alterou o limite em avenidas importantes como Santos Dumont e Tiradentes.
Estudos realizados mostram que a redução de 60 km/h para 50 km/h aumenta o tempo de deslocamento por todo o trajeto da avenida Leste-Oeste em menos de 1 minuto, o que não compromete a fluidez do trânsito. A partir de 11 de novembro, novos pontos de monitoramento eletrônico serão ativados para reforçar o cumprimento das novas normas.
Com esses quatro novos radares, Londrina terá 120 pontos de monitoramento, ajudando a coibir infrações como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, e uso do celular ao volante. Além disso, o Município vem investindo em infraestrutura de trânsito, incluindo lombadas e faixas elevadas, e ajustes contínuos na sinalização.
Redação Agora Londrina com N.Com | CMTU