Fernandinho agora é “embaixador de Londrina”
Nascido em Londrina, o jogador de futebol iniciou sua carreira no Paraná Soccer Technical Center (PSTC), em 1999, aos 13 anos.
Nesta quinta-feira (24), o atleta Fernando Luiz Roza, mais conhecido como Fernandinho, que já integrou a seleção brasileira e defende o Manchester City, recebeu o título de Embaixador de Londrina. A homenagem, assinada pelo prefeito Marcelo Belinati, foi entregue pelo secretário municipal de Governo, Alex Canziani, durante a exposição da taça da Premier League, conquistada pelo time inglês do jogador; no Londrina Norte Shopping.
Fernandinho é o terceiro cidadão condecorado como Embaixador do município. Antes dele, foram homenageados o pesquisador Pedro Arcain Riccetto, que leciona em Oxford; e o empresário Alfons Gardemann, presidente da Pado.
Nascido em Londrina, o jogador de futebol iniciou sua carreira no Paraná Soccer Technical Center (PSTC), em 1999, aos 13 anos. Após conquistar o Campeonato Paranaense Juvenil e a Taça Londrina Juvenil, em 2001, o jovem volante passou a integrar a base do Club Athletico Paranaense, e permaneceu no time da capital até 2005, quando foi contratado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Fernandinho defendeu o Shakhtar Donetsk até 2013. Nesse período, participou da conquista inédita da Copa da UEFA (Liga Europa da UEFA), e foi eleito Melhor Jogador do Campeonato Ucraniano no torneio de 2007. Em 2013, foi vendido ao Manchester City, sua equipe atual, e é considerado um jogador vital pelo treinador Pep Guardiola. No time inglês, já comemorou quatro títulos da Premier League, nos torneios de 2013–14, 2017–18, 2018–19 e 2020–21. Também levoua Supercopa da Inglaterra e a Copa da Inglaterra, nos anos de 2018 e 2018-19, respectivamente.
Pela Seleção Brasileira, Fernandinho participou da conquista do Mundial Sub-20, em 2003, e da Copa América, em 2019.
O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, citou que a homenagem ao atleta reconhece os feitos de sua carreira e, também, sua atenção com a cidade natal. “Essa exposição, da taça da Premier League, só foi levada a capitais. A única cidade do interior do país a recebê-la foi Londrina. Isso reforça o compromisso que o Fernandinho tem com sua terra natal, e que deseja que Londrina seja projetada. Mais do que isso, vemos também os relacionamento e contatos que ele tem firmado na Inglaterra, e que podem contribuir para que a cidade faça novas conexões e parcerias. Estamos instituindo como o novo embaixador com a expectativa que ele continue trazendo boas novas para Londrina”, completou.