Noticias

Avançam as obras estruturais no viaduto da Dez de Dezembro

A execução ocorre dentro do atual cronograma, segundo o secretário João Verçosa; parte inferior do viaduto está em estágio avançado

 Foto: Heloisa Correa | N.Com

Previsto para ser entregue em março de 2020, o viaduto da Avenida Dez de Dezembro continua sendo erguido a pleno vapor. A obra, que é uma das mais aguardadas pela população londrinense, se aproxima dos 55% de conclusão. No momento, os serviços principais ocorrem com a construção da parte inferior do viaduto, ou seja, o primeiro trecho da estrutura, que está em estágio de concretagem. O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, forneceu mais detalhes sobre o panorama dos trabalhos nesta quinta-feira (28), em entrevista coletiva concedida à imprensa.

Foto: Heloisa Correa/N.Com

Verçosa ressaltou que a estrutura do viaduto propriamente dito está sendo levantada e será feita em duas camadas. “Após finalizar este primeiro trecho, que está avançado, em seguida começará a ser erguida a parte superior do viaduto, que, posteriormente, dará condições para a construção da área de pista. Quem passa por perto já consegue ver a estrutura tomando forma e pode ter uma boa noção de como ficará o local. Seguindo assim, a expectativa é entregar o viaduto completo até março do ano que vem”, apontou.

Foto: Heloisa Correa/N.Com

Segundo o secretário, a obra está dentro do cronograma que havia sido restabelecido, anteriormente, junto à empreiteira contratada para a execução, a Hejos. Ele disse que após a ampliação do prazo de entrega, devido a correções necessárias no projeto, a empresa está conseguindo recuperar o cronograma e a obra segue com bom fluxo de execução. “A ocorrência de chuvas, por exemplo, foi um dos fatores que atrapalharam mais a fase inicial dos trabalhos, quando são feitas escavações, terraplanagem e fundações. Agora, no atual estágio, as chuvas atrapalham muito menos o ritmo de avanço das atividades”, afirmou.

Com relação ao tráfego na Avenida Dez de Dezembro, o titular da pasta enfatizou que, até que a parte estrutural do viaduto esteja toda executada, e haja condições de segurança garantidas para motoristas e pedestres, não haverá liberação de trânsito. “Por enquanto, não temos previsão para liberar trânsito onde existe interdição próxima às alças de acesso do viaduto, para quem trafega para a zona oeste, da zona norte para o centro, ou do centro para o sul da cidade. Isso pode ocorrer mais para o início do ano que vem, sem prazo definido. É prudente proceder apenas quando a obra não conter mais escoramentos na estrutura e nenhum tipo de risco seja oferecido no local”, concluiu.

Ao todo, o Município investirá montante aproximado de R$ 18 milhões para executar o viaduto. O recurso é proveniente da Caixa Econômica Federal, por meio do PAC2 – Mobilidade Médias Cidades, e conta com contrapartida do Município.

Redação Agora Londrina com Assessoria | N.Com | PML

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s