Esporte

Londrina dá boas-vindas ao Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica

A solenidade foi marcada pela apresentação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica e por homenagens a londrinenses importantes na história da modalidade

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (21), foi realizada a cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Rítmica “Ilona Peuker” de conjuntos. O evento foi realizado no ginásio do Colégio Universitário, em Londrina. As competições começaram logo após a cerimônia, na categoria adulto cinco bolas.

A solenidade contou com apresentações do Grupo de Dança Conexão Dançart, da Escolinha de iniciação ao GR da Unopar, do Ballet de Londrina, da ginasta Maria Clara Ferezin e da equipe da terceira idade Ginastas de Anágua do Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul), coordenada pela professora Walquiria Andrade. O hino nacional ficou por conta da cantora Aline Lima.

O grande destaque da noite foi a Seleção Brasileira de conjuntos, que apresentou a coreografia que lhe concedeu o bronze no Pan-americano de Lima, na categoria cinco bolas. A apresentação marcou a estreia das atletas Maiara Cândido e Maria Eduarda Arakaki, que emocionaram o público ao lado das veteranas Beatriz Linhares, Vitória Guerra e Nicole Pircio, ginasta da ADR Unopar, de Londrina.

Divulgação

Na cerimônia, a presidente da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), Márcia Aversani, prestou uma homenagem à técnica da seleção brasileira Camila Ferezin e à auxiliar técnica Bruna Marttins, ambas londrinenses. “É a primeira vez que a professora Camila Ferezin está aqui com a Seleção Brasileira de Conjuntos. Há oito anos, ela é treinadora da seleção. É uma honra recebê-las em casa”, afirmou. A última vez que Londrina sediou um Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica foi em 1999, há 20 anos.

A professora Elisabeth Bueno Laffranchi também esteve presente no evento e foi homenageada pela FPRG pelo incentivo a modalidade no Brasil e por ser a responsável por trazer a ginástica rítmica para Londrina. “A professora Elisabeth comandou a seleção brasileira de conjuntos, com sede em Londrina, e hoje é membro honorário da Federação Internacional de Ginástica. Durante 16 anos, ela foi membro e vice-presidente do Comitê Técnico de Ginástica Rítmica da Federação Internacional de Ginástica. Ela foi minha treinadora e é um nome muito importante na história da modalidade”, destacou a presidente da FPRG.

Divulgação

Elisabeth Laffranchi ressaltou a trajetória das londrinenses no esporte. “Márcia foi eleita como presidente do Comitê Técnico de Ginástica Rítmica da União Pan-Americana de Ginástica e continuou meu trabalho aqui no Paraná. Muito obrigada! A Camila começou desde pequena na ginástica e é campeã pan-americana, tanto como atleta e como treinadora. Sempre confiei nela e acreditei em seu trabalho. Bruna é filha da minha primeira ginasta, Dalva Coelho, em 1972. Hoje, ela está seguindo os passos da mãe”, comentou.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, que destacou a importância do investimento no esporte. “Junto com a educação, o esporte é uma ferramenta fundamental na formação das nossas crianças, por isso queremos cada vez mais apoiar essas modalidades aqui em Londrina. Nós nos sentimos muito honrados em ter parceiros que fazem esses eventos acontecerem aqui. Londrina hoje se sente a capital nacional da GR”, apontou.

Também prestigiaram o evento a vice-presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) Veronica Martins, o Coordenador Geral e de Eventos da CBG Henrique Motta, a presidente do comitê técnico de GR da CBG Renata Teixeira, a técnica da seleção brasileira individual Monika Queiroz, o sócio fundador do Colégio Universitário Wilson Marvulli e a diretora financeira da FPRG Silvia Motta Carvalho.

O Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica vai até domingo (24), no ginásio do Colégio Universitário, na rua Ana Morena de Melo Menezes, 250. A entrada é gratuita e o evento é aberto a toda comunidade. O torneio envolve 200 ginastas, de 19 clubes brasileiros de cinco estados e do Distrito Federal. Competem as categorias pré-infantil (9 e 10 anos), infantil (11 e 12 anos), infanto-juvenil (13 e 14 anos), juvenil (13 a 15 anos) e adulto (a partir de 16 anos).

Equipes londrinenses – Londrina será representada no Campeonato Brasileiro pelas ginastas da ADR Unopar, nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto. As equipes juvenil e adulto contam com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).

Além do campeonato, paralelamente será realizado o II Seminário Nacional de Ginástica Rítmica da CBG. O objetivo é promover discussões sobre o desenvolvimento da modalidade com a comunidade ginástica brasileira.

O Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Rítmica “Ilona Peuker” é realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica, com organização da FPRG. O torneio tem apoio da Copel, por meio do programa Pró Esporte do Governo do Paraná, e patrocínio da Caixa Econômica. A FEL, por meio da Prefeitura de Londrina, a Unopar e o Colégio Universitário são apoiadores locais do torneio.

PROGRAMAÇÃO:
22/11 (sexta-feira) –
15h às 18h: Competições das categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto.
18h10: Premiação Conjunto Geral Adulto
18h30: II Seminário Nacional de GR da CBG

23/11 (sábado) – 14h às 17h30: Competições das categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil. Finais das categorias pré-infantil e adulto
17h40: Premiações
18h: II Seminário Nacional de GR da CBG

24/11 (domingo) – 10h às 12h45: Finais das categorias pré-infantil, infantil, infanto juvenil e juvenil.
13h: Premiações

Redação Agora Londrina com Assessoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s