Eventos

Londrina acende as luzes do Natal 2019

Prefeito fará a contagem regressiva da inauguração da decoração natalina e o público poderá assistir as apresentações de Roney Marczak e de sertanejo universitário

 Foto: Estúdio Nevada

Nesta sexta-feira (22), a partir das 18h30, a cidade de Londrina ficará ainda mais bonita e preparada para a chegada do Natal de 2019. Isso porque, o prefeito Marcelo Belinati fará a inauguração da decoração natalina com o projeto “Londrina Cidade Iluminada”. Ele acenderá as luzes de Natal, por meio de uma contagem regressiva no Lago Igapó II, na Avenida Higienópolis esquina com a Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, próximo ao Iate Clube e a uma rádio local.

Além disso, quem participar da contagem regressiva também poderá assistir as apresentações culturais. O violinista londrinense Roney Marczak mostrará todo seu talento e sensibilidade ao interpretar três músicas na abertura. Desde 6 anos de idade, estuda música, tendo formado-se com nota máxima na graduação feita na Alemanha. Ele tem pós-graduação e mestrado pela universidade Suíça, Musikhochschule de Berna e, até hoje, venceu todos os 11 concursos nacionais e internacionais dos quais participou.

Além da apresentação com violino, o público poderá se divertir com o sertanejo universitário da dupla João Vitor e Gabriel. Eles farão um show gratuito, após os discursos das autoridades e da inauguração da decoração. Para isso, serão acessas as luzes do pinheiro flutuante, que tem 25 metros de altura e está no meio do Lago Igapó, e do letreiro escrito “Eu Amo o Natal de Londrina”.

Segundo o prefeito, a intenção é oportunizar aos moradores de Londrina e região um Natal mais feliz, com mais ânimo e beleza. “A região metropolitana de Londrina é um polo com aproximadamente 2 milhões de pessoas e não tenho dúvida de que a decoração de Natal vai ser muito boa para todos, inclusive para a economia e o clima da cidade. Ela deixa a cidade mais bonita e feliz, e o londrinense volta a ter orgulho daqui”, afirma Marcelo.

Locais decorados para o Natal – Diversos pontos da cidade serão iluminados e terão referências visuais acesas simultaneamente. Entre eles estão: Casa do Papai Noel, na Praça da Bandeira; o Lago Igapó; o Centro Cívico em frente à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores, o Museu Histórico Padre Weiss, a Praça Rocha Pombo, a Barragem do Lago Igapó, a Catedral Metropolitana de Londrina, a Avenida Paraná, Rua Sergipe, Avenida Saul Elkind e outros. Ao todo serão 26 locais com decoração natalina.

Quinze estruturas metálicas -no formato de árvores de Natal- serão iluminadas com luzes de LED. Elas têm 15 metros de altura e estão sendo instaladas nas principais rotatórias, na Praça da Bandeira, no Calçadão, na Avenida Saul Elkind, Centro Cívico e outros pontos.

Atrações Culturais – Durante o mês de novembro e dezembro, a cidade contará com mais de 120 eventos culturais, com atrações em 34 pontos diferentes, como escolas, igrejas, espaços públicos, teatros, bares e vilas culturais e inclusive nos distritos de Maravilha e da Warta.

Foto: Ilustração Codel

De acordo com a diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Maitê Uhlmann, há décadas, Londrina não tem um projeto de iluminação como esse, onde 26 pontos da cidade serão iluminados simultaneamente com a contagem regressiva do prefeito, que simbolizará o início da decoração natalina. “Isso dará o start ao espírito natalino e vai beneficiar o turismo local, porque deixa a cidade mais bonita, as pessoas vão querer curtir e permanecer mais tempo aqui e, consequentemente, movimentará toda a cadeia do turismo produtivo de Londrina”, disse.

Cerca de 30 instituições, projetos e empresas estão envolvidos na programação e cinco eventos do calendário cultural recebem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. São eles: SESI Música, Feira Afrocriativos, 34ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, as cinco apresentações de Corais e da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), que acontecerá no Museu Histórico de Londrina.

Na sexta-feira (22) e no sábado (23), por exemplo, serão realizados exposições no Centro Cultural SESI – AML; no Bar Valentino; no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss; Sesc Cadeião, entre outras localidades que podem ser conferidas no aplicativo do Londrina Cultura ou pelo site http://londrinacultura.londrina.pr.gov.br/.

A realização do Natal de Londrina cabe à Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), e conta com a parceria dos profissionais das secretarias municipais de Cultura, Defesa Social, Gestão Pública e Obras e Pavimentação, além da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

Redação Agora Londrina com Assessoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s