Lançamento

Londrina estuda construção de metrô abrangendo Ibiporã e Cambé

É a primeira cidade do Brasil a iniciar estudos para a implantação do sistema MagLev. Projeto do Metrô de Londrina prevê 11 estações em 12,7 km

Foto: Reprodução | MagLev

A cidade de Londrina será usada como vitrine por poderosos investidores chineses para a implantação de uma tecnologia inovadora sobre mobilidade urbana. Trata-se do MagLev, um sistema de metrô e trem-bala que funciona por levitação magnética, que ligando as cidades de Ibiporã, Londrina e Cambé. A notícia foi divulgada na tarde de hoje (23) e está bombando na internet e repercute nacionalmente!

Trata-se de um convênio entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) assinado para elaboração do estudo técnico para a implantação desse sistema, indicado para cidades de porte médio.

Foto: Divulgação | PML

A tecnologia de origem chinesa prevê investimentos de até R$ 2 bilhões! Os fabricantes têm interesse em repassar a expertise no projeto, desde que haja um convênio com uma universidade pública para seu desenvolvimento. Na China, o sistema MagLev já é utilizado com sucesso por duas cidades de até 1 milhão de habitantes.

A princípio, o sistema liga os centros de Ibiporã e Cambé, passando pelo centro de Londrina, em uma futura estação que seria planejada na Avenida Leste-Oeste. A previsão é que boa parte do sistema seja subterrâneo, mas também com trechos elevados.

Projeto de estação

Foto: Divulgação | PML

A Prefeitura de Londrina afirma que junto ao estudo urbanístico, está a previsão de viabilidade econômica para implantação do projeto. Uma das medidas seria a parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES). Além disso, os fabricantes do sistema, na China, têm interesse na construção da plataforma.

Os trens MagLev, que já existem em alguns países como a China e Japão (ver imagens), que usam o poderoso eletroímã para desenvolver esses trens de alta velocidade. O MagLev é pequeno para possibilitar a levitação magnética, o que significa que esses trens flutuam sobre um trilho usando os princípios básicos dos ímãs para substituir as antigas rodas de aço e trens de trilhos.

É uma invenção incrível que prova que o mundo já vive no futuro. Impressiona ver um trem-bala desses, com centenas de passageiros a bordo, levitando sobre uma linha em velocidades altíssimas de até 500 km/h! A sensação é de estar viajando por uma estrada de ferro curtindo as emoções como se estivesse voando de avião no alto do céu!!!

PIONEIRISMO NACIONAL!

Londrina é a primeira cidade do Brasil a iniciar estudos para a implantação do sistema MagLev.

Redação Agora Londrina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s