Eventos

Semana da Pátria 2019 é aberta em Londrina

Independência do Brasil foi lembrada com o Hino Nacional Brasileiro e o hasteamento de bandeiras, no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto

 Foto: Jenifer de Paula

A Semana da Pátria 2019 foi aberta em Londrina, na manhã desta segunda-feira (2), em solenidade realizada no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto. A iniciativa é realizada em comemoração à Independência do Brasil, que este ano celebra 197 anos. A data foi lembrada com o canto do Hino Nacional Brasileiro e o hasteamento de bandeiras. A ação é realizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com as forças de segurança e sociedade civil organizada.

Foto: Jenifer de Paula

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, que na solenidade representeou o prefeito Marcelo Belinati, explicou que nesta semana diversas unidades escolares preparam desfiles e apresentações para a comunidade, para resgatar a história do Brasil. “Esta data já é trabalhada pedagogicamente, consta no currículo, e é importante que os alunos participem da solenidade no Centro Cívico e do Desfile de 7 de setembro, para que possam ver as forças de segurança, o hasteamento das bandeiras, cantem o hino nacional, como uma forma de complementar o que eles já aprendem em sala de aula”, mencionou.

Hastearam as bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina, Urias Alves, que foi membro das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no pós guerra da 2ª Guerra Mundial, acompanhado pelo estudante Luiz Miguel; o monitor do Tiro de Guerra de Londrina, Eguedes, com a aluna Ana Luiza; e a diretora da Escola Municipal Maria Carmelita Vilella Magalhães, Vânia Márcia Mazzer, acompanhada pelo estudante João Pedro.

Também estiveram presentes na solenidade, membros do Tiro de Guerra de Londrina, incluindo o comandante chefe de instrução, tenente Agemir Augusto Pereira; estudantes das escolas municipais Maria Carmelita Vilela Magalhães e Francisco Pereira de Almeida Junior; alunos e tenentes do Colégio da Polícia Miliar do Paraná, participantes do Grupo de Escoteiros Andrômeda 228 PR e Seção Escoteira Autônoma Ar Orion 352 PR; além de representantes da sociedade civil organizada.

Foto: Jenifer de Paula

Programação – A Semana da Pátria prossegue em Londrina durante toda a semana, sempre às 9 horas, no Centro Cívico. Na terça-feira (3), está prevista a participação dos membros do 5º Batalhão, da 4ª Companhia de Polícia Miliar e dos alunos das Escolas Municipais da Vila Brasil, Maestro Andrea Nuzzi e da Maria Carmelita.

Na quarta-feira (4), os alunos das escolas municipais da Vila Brasil, Maria Carmelita, Maestro Andrea Nuzzi e o 3º Grupamento de Bombeiros devem participar da solenidade. Na quinta-feira (5), os estudantes das escolas municipais Maria Carmelita e Maestro Andrea Nuzzi participarão, com o Tiro de Guerra de Londrina e o tenente Augusto. Na sexta-feira (6), a participação será do presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, acompanhado pela Guarda Municipal de Londrina e pelos alunos das escolas Maria Carmelita e Maestro Andrea Nuzzi.

A Semana da Pátria encerra com o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, que acontecerá no sábado a partir das 9 horas, com concentração na Avenida Dom Geraldo Fernandes (Leste/Oeste). Mais de 5 mil pessoas se inscreveram para participar, entre unidades escolares, Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições, grupos da sociedade civil organizada e forças de segurança. A previsão é que 15 mil pessoas estejam envolvidas no desfile, assistindo ou participando ativamente.

N.Com | PML

Anúncios

Categorias:Eventos, Noticias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s