Esporte

Jogos paradesportivos vão marcar a semana em Londrina

Milhares de atletas vão disputar o PARAJAP’s, de 19 a 23 de junho, em 15 modalidades diferentes

basquete-Ana-Beatriz-P

Foto: Ana Beatriz Pacheco

Pelo segundo ano consecutivo, Londrina sedia os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAP’s). São 49 municípios que disputarão 15 modalidades em diferentes locais de competição de Londrina, entre os dias 19 e 23 de junho. Quase 2.500 pessoas estarão na cidade entre atletas, dirigentes e a equipe de coordenação do evento. Das sete edições anteriores dos Jogos, quatro foram realizadas em Londrina. Além de receber a competição pela quinta vez em 2019, a cidade é candidata a sediar o PARAJAP’s novamente em 2020.

Neste ano, Londrina disputa as modalidades de basquete em cadeiras de rodas; tênis de mesa; natação; goalball; atletismo; paracanoagem; parataekwondo; e parabadminton.  Em todos os grupos locais, há atletas que contam com patrocínio do patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), vinculado à Fundação de Esportes de Londrina (FEL)

A tabela do PARAJAP’s com o horário e local das competições:  Portal Fundação de Esportes de LondrinaA entrada para o evento é gratuita.

EQUIPES DE LONDRINA

Foto: Divulgação

GOALBALL – O time de goalball londrinense já tem 12 anos. Em 2007, a convite da Secretaria de Esportes do Estado, a equipe foi montada para defender o Paraná nos Jogos Escolares. Desde então vem acumulando títulos. Entre as conquistas está o pentacampeonato do PARAJAP’s, o título da Regional Sul de Goalball em 2018 e o vice-campeonato deste ano. A equipe está entre os doze melhores times da elite do Campeonato Brasileiro, que conta com mais de 60 equipes.

O time vem treinando desde o começo do ano com o objetivo de vencer pela sexta vez consecutiva o PARAJAP’s. A equipe composta por Guilherme Lucas da Silva Almeida, Diego Alexandre da Rocha Rodrigues, Marques Bruno da Silva Correa, Jonathan Rodrigo Inácio, Michael Braz Veigas e Patrick Vieira da Silva Engelmann.

Foto: Ana Beatriz Pacheco

NATAÇÃO – A equipe que representará Londrina na natação nos Jogos Abertos Paradesportivos conta com diversos campeões. Ano passado ficou em 4º lugar no geral da natação e a meta para este ano é buscar o título ou pelo menos o vice-campeonato. A equipe treina três vezes na semana e é composta por 12 atletas.

O treinador da equipe é Rodrigo Felicio Calixto e os atletas são Claudines Bartolomeu, Domingos Bartolomeu, Francisco Martins, Helder de Lima Texeira, Jeferson da Silva Amaro, Mateus Junio Brambila, Matheus Teodoro Cassiolato, Mateus Carvalo Dias, Wellington Renato Americano, Cleuza Mara Carvalho, Helena Sayoko Yuhara e Simone Sperandio.

Foto: Ana Beatriz Pacheco

PARACANOAGEM – A equipe de paracanoagem de Londrina é composta pelos atletas Anderson Mario Miranda Benatti, Brenda Kelen Fernandes De Almeida, Giovane Vieira de Paula, Igor Alex Tofalini e Luci Maria de Lima. Eles são comandados pelo técnico Gelson Moreira Souza e pelo preparador físico Vitor Loni. A equipe é pentacampeã no PARAJAP’s e vai defender o título na edição de 2019.

Foto: Ana Beatriz Pacheco

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS  – O time é formado pelos atletas Anderson Laurentino da Silva, Alberto Charello do Carmo, Carlos Alberto Freire, Douglas Willian da Silva Dutra, Júlio César Silva, Marcio Gabriel Silva, Rogério Garcia Bena e Wesley Alves de Almeida.

O técnico Lucas Perin já era ligado ao basquete para cadeirantes quando aceitou o desafio de treinar a equipe. “Sempre me interessei pelo basquete. Joguei muito tempo essa modalidade e fiz educação física pensando nisso. Trabalhei na Paralimpíada de 2016, no Rio, como voluntário no basquete em cadeira de rodas, na assessoria e recepção dos atletas, e isso foi uma experiência determinante para assumir o projeto”, contou.

Foto: Ana Beatriz Pacheco

TÊNIS DE MESA – A equipe do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE) representará a cidade no tênis de mesa. Os atletas Adriana Leite, Fabiana Alves dos Santos, Gabriel Veiga Domeneguetti, Guilherme Henrique dos Santos, Luiz Henrique de Macedo, Marcelo Aparecido Garcia, Michael Allan da Silva Francisco, Renata Marcia Venancio, Romulo Silva Gaio, Tatiane Aparecida Gomes de Freitas serão os responsáveis por defender Londrina na competição.

Treinados pelos técnicos, Edson Luiz Martinussi e Fernando Kubo, o time tem atletas com deficiência intelectual, física e síndrome de Down que competem em três categorias: individual, dupla e equipe.

Foto: Ana Beatriz Pacheco

PARABDMINTON  – A equipe londrinense será representada pelos atletas do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE), Devanil Maciel De Jesus, Jeniffer Da Silva, João Carlos Bezerra Lemos, João Pedro Gonsalves, Regina Fonseca De Paula e Willian Greitson Alexandre, sob o comando do técnico Edmundo Silva Novais. O time é o atual campeão do PARAJAP’s.

A equipe é formada por deficientes intelectuais e um deficiente físico. Os treinos de parabadminton são na terça-feira das 15h30 às 17h30, e na quarta-feira das 15h30 às 17 horas, no ILECE do Cafezal.

Foto: Divulgação

PARATEKWONDO – Londrina será representada no parataekwondo pelos atletas Demitri Praes, Nathália Cazella e Ronaldo Moreira da Silva. Eles são das academias Lopes e Aguiar, Natalia Falavigna e do polo Jamile Dequech de Taekwondo/Equipe Madureira, respectivamente, filiados ao Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC). Praes e Cazella são deficientes intelectuais e Moreira, atleta do polo Jamile Dequech, é deficiente físico.

Foto: Ana Beatriz Pacheco

ATLETISMO – A delegação de atletismo de Londrina no PARAJAP’s será formada por 25 atletas de três instituições da cidade. A equipe conta com atletas do Instituto Roberto Miranda, do Instituto José Gonzaga Vieira e do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE). Entre eles há pessoas com deficiência física, intelectual, visual e síndrome de down.

A equipe de atletismo do Instituto Roberto Miranda é composta por Marques Bruno da Silva Correa, Paulo Leandro Nonato de Lima, Aparecido de Souza, Fabiano Gimenez Martins e Teresinha de Jesus Correia dos Santos, com o comando do Técnico Anderson dos Santos Almeida.

Adriano afirma que o esporte traz diversos benefícios. “Além da saúde, promove a integração com outras pessoas com deficiência e também com pessoas que não têm deficiência e promove viagens, nas quais o atleta sai da rotina e conhece coisas novas. Para o PARAJAP’s a expectativa é de ganhar medalhas, estamos treinando firme para dar o nosso melhor nessa competição”, acrescentou o técnico.

A equipe de atletismo também conta com patrocínio FEIPE.

N.COM | Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s