Educação

Londrina terá uma Mostra de Projetos de Hortas Escolares

Foco é a mobilização em prol da sustentabilidade e alimentação saudável; também será inaugurada nova horta de CMEI da região Oeste

hortaf

A mostra Lições da Terra: Saberes, Aromas e Sabores é uma realização inédita da prefeitura de Londrina – um projeto que envolve exposição e até mesmo um concurso de hortas entre escolas municipais, CMEIs e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos. No decorrer do ano letivo, qualquer unidade que já possua uma horta ou irá construir uma, poderá se inscrever. As escolas terão até o dia 20 de setembro para encaminhar um banner e um vídeo sobre o tema, que serão os materiais avaliados. Nesta sexta-feira (10/05), às 8 horas, o prefeito Marcelo Belinati participará do lançamento oficial da Mostra, no CMEI Laura Vergínia de Carvalho Ribeiro, região Oeste.

A finalidade do projeto de hortas é sensibilizar a comunidade escolar para questões de sustentabilidade ambiental, preservação dos recursos naturais e alimentação saudável, por meio do contato com a natureza. O programa está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SME), envolvendo a participação das secretarias de Agricultura e Abastecimento, Saúde e Ambiente. O Rotary Club de Londrina também é parceiro da iniciativa, que está inserida n programação especial denominada “Maratona de Inovação e Economia Criativa”, que celebra o 85º aniversário de fundação do município de Londrina.

De acordo com a secretária Maria Tereza, o foco é propiciar a integração dos trabalhos que unidades escolares desempenham para cuidar das hortas. “Várias escolas já possuem projetos muito produtivos de hortas, mas a 1ª Mostra de Projetos de Hortas será algo novo, para fazer com que todos estejam motivados a apresentar e valorizar o que é feito em seus espaços. A ideia é tentar ampliar esta ação com o objetivo de criar um grande projeto contínuo voltado às hortas”, destacou.

Outro aspecto ressaltado pela secretária trata do lado pedagógico que a iniciativa propõe, como forma de fortalecer abordagens sobre temas como educação alimentar, ambiental e em saúde. “Nossa intenção é sempre lançar um olhar mais amplo à educação, com o desafio de tratar os estudantes em sua integralidade. Para este projeto, por exemplo, estamos com um agrônomo cedido pela SEMA que faz o acompanhamento e dá suporte e orientação às escolas”, disse.

A professora do Apoio Pedagógico de Ciências da SME, Cristina Borba, disse que, paralelamente à Mostra, as escolas, CMEIs e CEIs também podem trabalhar planos de aula que utilizem as hortas como recurso pedagógico. “É uma maneira de envolver, ainda mais, os alunos e fomentar outras atividades ligadas a essa temática”, citou. Nesse sentido, o contato com a horta estará em foco, destacando as possibilidades de desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas, e incentivando as unidades escolares a valorizarem o trabalho em conjunto, a criatividade, empreendedorismo, inovação e espírito de solidariedade. As ações executadas serão divulgadas em uma exposição no segundo semestre e premiadas, para ampliar a visibilidade.

Premiação – Os projetos participantes da 1ª Mostra serão avaliados por uma Comissão Julgadora constituída por representantes da área da educação, meio ambiente, saúde, agricultura e comunicação. Serão levados em conta critérios como criatividade e inovação; uso racional da água, compostagem, cobertura do solo, materiais utilizados, manejo de pragas, ocupação do espaço, entre outros; mobilização e envolvimento da comunidade; integração dos componentes curriculares; e relevância do projeto e resultados obtidos em prol da comunidade escolar. Cada unidade escolar deverá entregar um banner e um vídeo, até 20 de setembro, protocolados na Secretaria Municipal de Educação.

As unidades que participarem da 1ª Mostra de Projetos – Hortas Escolares receberão os seguintes prêmios: certificados de participação e um kit de ferramentas para hortas, oferecidos pelo Rotary Club de Londrina. Por sua vez, as unidades classificadas como destaque, de acordo com os critérios estabelecidos em edital, receberão placas de menção honrosa no evento “Maratona de Inovação e Economia Criativa”, em dezembro deste ano. O local e a data ainda serão definidos.

CMEI inaugura horta – Na mesma solenidade de lançamento da Mostra, haverá a inauguração da nova horta do CMEI Laura Vergínia de Carvalho Ribeiro, do Jardim Sabará III. O espaço foi construído em formato circular de mandala e já está plantando, há cerca de um mês, diversos tipos de hortaliças, temperos, ervas aromáticas e medicinais. Esta unidade será uma das participantes da primeira edição da 1ª Mostra de Projetos Hortas Escolares

Segundo o agrônomo Paulo Roberto Guilherme, técnico da SEMA cedido para a Educação em projetos da área ambiental, a estrutura da horta conta com irrigação automatizada que possibilita a economia de água e mais facilidade na manutenção. “Além da economia, a vantagem é que não há necessidade de ter alguém sempre fazendo este trabalho, dando mais comodidade principalmente em feriados e fins de semana”, explicou.

A nova horta do CMEI cultiva alface, couve, cenoura, rúcula, beterraba, cebolinha e almeirão; hortelã, coentro, manjericão, orégano, tomilho, cominho, poejo, pimenta doce; cânfora e bálsamo; carqueja, erva doce, capim-limão, estévia, sálvia.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Laura Vergínia de Carvalho Ribeiro fica no Jardim Sabará III, região Oeste de Londrina, na Rua Soiti Tarumã, nº 8.

N.Com | Prefeitura de Londrina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s