Educação

UEL confirma cortes de bolsas de Pós-graduação

20-3-2018-g-aula2

Sobre os bloqueios de bolsas de Pós-graduação mantidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da UEL manifesta:

No último dia 7 de maio tivemos o recolhimento de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. As bolsas não estavam ociosas, mas sim em processo de troca de titulares, que ocorre em função das defesas, desistências, critérios do Programa de Pós-Graduação, entre outros.

O Sistema de Acompanhamento de Concessões da CAPES fica aberto mensalmente, por um curto período de tempo, para que a PROPPG atualize as bolsas, de acordo com as demandas de cada programa de pós-graduação. No mês de abril, todas as demandas encaminhadas até o dia 18 foram implementadas e as bolsas garantidas. Os cortes atingiram as bolsas que seriam implementadas a partir de maio.

Inicialmente, fomos informados que haviam sido recolhidas 28 bolsas de doutorado, 10 de mestrado e 5 Pós Doutorado. No dia de hoje (9/5) tivemos a devolução de 15 cotas de doutorado, destinadas aos novos cursos que abriram turmas em março de 2019. Assim, a situação do recolhimento de bolsas da UEL, até o presente momento, é a seguinte:

13 de Doutorado | 10 de Mestrado | 5 de Pós Doutorado

Total: 28 bolsas bloqueadas

O recolhimento dessas bolsas afeta drasticamente a condição de pesquisa dos estudantes e reduz o recurso financeiro das Pós-graduações, precarizando as condições de funcionamento.

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG)

Agência UEL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s