Eventos

Cervejaria londrinense é campeã no maior evento do ramo cervejeiro da América Latina de 2019

As marcas Little London e a Helmut lideraram suas categorias no concurso. Em menos de cinco anos de fundação, Cervejaria familiar von Borstel já acumula seis prêmios entre nacionais e internacionais

image003

Londrina está mostrando que a sua história pode ir muito além do reconhecimento como capital mundial do café. A cerveja artesanal londrinense vem ganhando expressão no País e no mundo e recebendo prêmios nacionais e internacionais como os seis que a Cervejaria von Borstel já coleciona.

Desde a sua fundação em 2014, a von Borstel vem criando estilos diferentes de cerveja e sendo reconhecida por especialistas renomados. Os dois prêmios mais recentes consagraram a extra special bitter (English pale ale) Little London e a baltic porter Helmut como as melhores nas suas categorias no Concurso Brasileiro da Cerveja, realizado no maior festival do ramo cervejeiro da América Latina, em Blumenau/SC, no mês de março deste ano.

Ao todo, foram 3.115 rótulos inscritos de 156 estilos diferentes de cerveja, vindos de 505 cervejarias. Com um corpo de jurados formado por 120 especialistas, a Little London recebeu Medalha de Ouro e a Helmut, Medalha de Bronze, numa categoria que não classificou primeiro e segundo lugar.

Nos anos de 2016 e 2017, a von Borstel Kaffee Bier recebeu Medalha de Ouro no South Beer Cup no estilo Coffee/Chocolate, Medalha de Prata no Brussels Beer Challenge e Medalha de Bronze no Festival Brasileiro de Cerveja. O rótulo leva na sua fórmula grãos de café da região norte pioneira do Paraná produzidos na Fazenda Palmeira, em Santa Mariana.

Mas, além de disponibilizar as cervejas em três endereços próprios na cidade, a von Borstel está lançando embalagens pack para pontos de venda com cara de presente de Londrina. Com seis unidades, as embalagens têm estilo, são práticas e sustentáveis, podendo ser reaproveitadas.

Paraná integra os cinco Estados com mais cervejaria no Brasil 

2217202791-cerveja-1

Com a expansão da cerveja artesanal, o Brasil fechou o ano de 2018 com 889 cervejarias em operação. Nessa soma estão apenas as que têm fabricação própria, sem ainda considerar as que usam instalações de terceiros. Os números fazem parte do Anuário da Cerveja no Brasil 2018, divulgado em janeiro deste ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

No ano foram abertas 210 novas fábricas, o que significa que, aproximadamente a cada dois dias, uma cervejaria abre as portas no Brasil. O crescimento das cervejarias demonstra sustentação com os cinco estados com mais cervejarias (RS, SP, MG, SC e PR) crescendo a uma taxa de mais de 30% ao ano. Destes cinco estados, o Paraná foi o que apresentou maior crescimento com o percentual de 38,8%.

Hoje, no Brasil, 479 municípios possuem cervejarias, chegando perto de 10% do número de municípios existentes no País. A Cervejaria von Borstel, que iniciou sua produção em Londrina em 2014, envasa hoje 7,5 mil litros de cerveja ao mês, o que representa crescimento de 50% se comparado com o ano anterior. Para 2019, a perspectiva da cervejaria é crescer 150% considerando a demanda que está sendo gerada com a inauguração da Casa von Borstel no Aurora Shopping e o crescimento no consumo nos dois outros endereços da marca, na rua Santos e no Aeroporto de Londrina. Além disso, a marca começa a focar neste ano em pontos de venda Premium com embalagens pack de seis unidades. Para 2020, a expansão da Cervejaria amplia horizontes com a entrada em mais cidades e Estados brasileiros.

Registros de produtos

Sobre registros de produtos para produção de cerveja e chopp no Brasil, o segmento, segundo o MAPA, foi o que apresentou o maior número em 2018 em comparação a outros do mercado de bebidas. Foram concedidos, aproximadamente, 6,8 mil registros. Polpa de fruta recebeu 2,7 mil registros, vinho cerca de 1,8 mil registros, bebida alcoólica mista cerca de 1 mil registros e sucos perto de 800 registros.

Ainda de acordo com o MAPA, os estados de MG, SP, RS, SC, PR e RJ juntos têm mais de 90% dos registros de produtos de cerveja e chope. No PR foram mais de 700 de novos produtos registrados em 2018.

Sobre a von Borstel

46885363_523226771414419_2269917899905505628_n

A Cervejaria von Borstel foi fundada em agosto de 2014. Em 2016 recebeu o troféu Ouro no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira pelo uso da garrafa artesanal produzida pela mundial Owens Illinois com tecnologia MyPour (meu derrame), sendo a única do mercado que permite controlar o colarinho da cerveja. Em 2016, a cerveja Kaffee Bier, que leva em sua fórmula o café da região norte pioneira do Paraná, recebeu Medalha de Ouro no South Beer Cup e, em 2017, foi reconhecida com medalha de prata no Brussels Beer Challenge, na Bélgica, e com medalha de bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas, sendo posicionada no ranking das 10 mais premiadas cervejas de microcervejarias independentes. Em 2019, no Concurso Brasileiro da Cerveja, a Little London recebeu Medalha de Ouro e a Helmut, Medalha de Bronze, numa categoria que não classificou primeiro e segundo lugar, sendo ambas consideradas as melhores nas suas categorias. Em novembro de 2017 são abertas as Casas von Borstel com gastronomia e música, hoje com três endereços: Rua Santos 766, Aurora Shopping e Aeroporto Governador José Richa, em Londrina. A cervejaria possui atualmente nove rótulos e inova mensalmente com o lançamento de cervejas sazonais. Em 2019 lança embalagens pach de seis unidades para venda em PDV Premium.

Redação Agora Londrina com Assessoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s