Eventos

Roteiros internacionais unem peregrinação com experiência cultural

Interação com lugares, gastronomia e ícones regionais potencializam o entendimento da história e fortalecem a religiosidade

Grupo de Lourdes, na França

Os roteiros de peregrinação pelo mundo, principalmente para Europa e Oriente Médio, estão indo além das vivências exclusivas da religiosidade como visitar lugares sagrados, conhecer as igrejas e caminhar por acessos por onde o cristianismo conta suas histórias. Criar espaços para que o peregrino interaja com os locais, com as pessoas e com ativos culturais amplia o entendimento da construção dos povos, conectando a religiosidade com os cenários culturais.

É o que vem acontecendo na formulação dos roteiros da londrinense Sacratour, especializada em turismo religioso internacional e fundada em 2014. “Estamos potencializando as experiências culturais para fortalecer a interação dos brasileiros com a história da humanidade e com o cristianismo. Não é somente um roteiro religioso e nem somente um roteiro cultural. Estamos cada vez mais associando cultura e religiosidade simplesmente porque eles se misturam. É preciso entender a cultura para que o peregrino viva a história do lugar onde a religião sempre fez parte”, afirma Melissa Calsavara, diretora da Sacratour.

Três roteiros já programados para este ano exemplificam como a união entre cultura e religiosidade vem sendo realizada. Em julho, pela Itália, em setembro pela Espanha e em outubro por Portugal com Espanha e França, os peregrinos visitam lugares típicos para apreciação da arquitetura, gastronomia e artesanato, além da vivência em acontecimentos que caracterizam as comunidades. Todos os roteiros são acompanhados de diretores espirituais que realizam as celebrações e conduzem as peregrinações.

Milão

“A viagem de peregrinação tem uma característica diferenciada em que as pessoas buscam aconchego. Trabalhamos para que todos se sintam em uma grande família, o que faz com que mais pessoas queiram fazer essa experiência da fé por meio de roteiros pelo mundo. Em 2018 tivemos mais de 500 peregrinos e para este ano a perspectiva é um aumento de 20%”, destacou Melissa. No final do ano passado, a Sacratour abriu filial em Arapongas para atender também grupos das cidades do Vale do Ivaí e do entorno de Maringá.

Redação Agora Londrina com Assessoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s