Eventos

Esquadrilha da Fumaça volta a ExpoLondrina

lg-ecf9c1a5-60a0-4a85-94ad-4b9609edf302A Esquadrilha da Fumaça volta a se apresentar em Londrina durante a 59ª Exposição Agropecuária e Industrial. A apresentação será no dia 13 de abril, às 16h.

Mais uma atração confirmada para a 59ª Exposição Agropecuária e Industrial, a Esquadrilha da Fumaça que desde 2012, não se apresenta em Londrina. Os shows foram suspensos por conta da troca de aeronaves e treinamento de pilotos, que deixaram de voar com o Tucano T-27, passando a usar o Super Tucano A-29. O processo de implantação dessa teve início em 2013. E em 2015, a instituição concluiu o processo de implantação dessa aeronave na Fumaça e retomou sua agenda de demonstrações aéreas.

Segundo o tenente Relações Públicas da Esquadrilha, Marcus Lemos,as aeronaves A-29 foram concebidas para ser de caça e são utilizadas também por outros esquadrões da Força Aérea, especialmente, para vigilância de fronteiras. Lemos ainda explica que essa aeronave tem como diferencial a sua velocidade – chegando a 593 km/h e, durante as demonstrações, a  560 km/h; também é mais pesado em comparação com o T-27 e mais longo; sem contar que o T-27 é um projeto da década de 70. Já o A-29 é dos anos 2000 e totalmente tecnológico. É uma fabricação nacional, da Embraer, e já foi exportado para mais de 10 países.

Os novos aviões usados pela Esquadrilha da Fumaça continuam com as cores da Bandeira do Brasil, mas com tonalidades mais fortes. Outra inovação é o desenho da bandeira nacional na cauda do avião, feito de forma a passar uma impressão de que tremula com o vento.

Carinhosamente chamado de “Fumaça”, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) foi criado em 1952 e é responsável pela divulgação da Aeronáutica por todo o Brasil e também no exterior. Sua missão principal é expandir a notoriedade da FAB.

Manobras

Sempre muito esperada e prestigiada, a atração promete muitas emoções ao público na apresentação da ExpoLondrina, que acontecerá no dia 13 de abril, às 16h. Serão 7 aeronaves, com cerca de 50 acrobacias. Lembrando que isso dependerá do clima favorável, por conta da visibilidade.

Entre as manobras que serão apresentadas estão:

  • Lancevak – realizada pela aeronave de número 7, dando a impressão de que o avião está em queda;
  • Break – aeronaves seguem alinhadas e abrem em leque;
  • Desfolhado – Executada com 6 aviões que fazem meio looping e abrem cada um para um lado. É uma manobra que depende das condições do tempo, necessitando de boa visibilidade;
  • Coração – Aeronave deixa no ar um rastro de fumaça em forma de coração, enquanto o público recebe um áudio do próprio líder, prestando uma homenagem à cidade;
  • Looping em Linha de Frente – realizada por 4 aviões. Trata-se de uma manobra extremamente técnica, em que os aviões voam lado a lado, com uma distância de apenas 2 metros entre uma asa e outra. Realizam looping em linha de frente e ao final mudam a formação e saem em forma de seta;
  • Barrilzão – Executada por 3 aviões, sendo um em  voo normal, outro sobre ele, de cabeça para baixo e um terceiro voando ao redor deles, como um looping na horizontal.

Formação rígida – Para fazer parte do Esquadrão de Demonstração Aérea é necessário ter experiência em voo. A Força Aérea Brasileira exige dos interessados 1.500 horas de voo, sendo que 800 horas devem ser de instrução.

Após a comprovação da experiência, o pedido para integrar a esquadrilha é encaminhado a um conselho que aceita ou não o novo membro. A partir daí, eles passam por treinamento teórico e realizam 80 missões (voos) de treinamento, antes de começar as apresentações pelo país.

ExpoLondrina

Contato: (43) 3378-2000

Endereço: Av. Tiradentes, 6275, Parque Governador Ney Braga

Saiba mais em: expolondrina.com.br

 

Redação Agora Londrina com Assessoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s