Eventos

Leis que beneficiam autistas são sancionadas em Londrina

O prefeito Marcelo Belinati (PP) sancionou a Lei Nº 12.841, de autoria do vereador Jairo Tamura (PR), que garante o direito de as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizarem as vagas de estacionamento destinadas a veículos que transportem pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção.

O prefeito também assinou, de forma simbólica, a Lei nº 12.833, já em vigor desde o dia 14 de março, que institui a aplicação de Testes de Triagem do Autismo, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, estabelecendo a utilização de um procedimento utilizado em diversos países, conhecido como M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers), que permite o rastreamento precoce de autismo, podendo identificar indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 36 meses. A lei também é de autoria de Tamura.

Sobre o transtorno 
O Autismo ou Transtornos de Espectro Autista (TEA) prejudica a capacidade do indivíduo de se comunicar e interagir. Os sintomas incluem dificuldade para interagir socialmente; dificuldade na comunicação, como para começar e manter um diálogo; alterações comportamentais, incluindo manias próprias e interesse intenso em coisas específicas. Segundo informações do Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) estima que, no mundo, uma em cada 160 crianças tem TEA. No Brasil, a estimativa é de uma em casa 360 crianças.

N.Com | Prefeitura de Londrina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s