Eventos

Abraço pela Paz no Lago Igapó chega a sua 10ª edição

Ação, que promove a cultura de paz e não-violência, será neste domingo (23),  às 9h30

lg-f3ec26c8-ff0d-4620-b4f0-2714e0a2a3e5

Neste domingo (23) acontece no Lago Igapó 2, em Londrina, o “10º Abraço no Lago”. O início do evento está previsto para as 9h30, com término às 11h. O objetivo do evento é “abraçar” a cidade, desejando paz, harmonia e sustentabilidade para a região.  Além do abraço, a ação conta com outras atividades, como apresentações musicais e plantio de mudas, e toda a comunidade é convidada a participar.

O Abraço no Lago começa às 9h30, com performance de taikô, com o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, e de capoeira, pelos grupos Estrela do Mar, Nagô e Maculelê. Também está confirmada a participação da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio.

Integrantes do Grupo de Diálogo Inter Religioso de Londrina (GDIL) Religiões Unidas pela Paz farão a 4ª Caminhada pela Paz, que começa às 8h15 e percorre todo o lago. Ao final, os participantes irão ao Lago II, para o Abraço pela Paz.

O secretário do Compaz e integrante do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, citou que uma das novidade nesta edição do abraço é o início do Projeto Pró Igapó. Cerca de dez mil mudballs, que são pequenas bolas compostas por lactobacilos, leveduras e bactérias fotossintéticas, serão inseridas no lago. Ali, farão o tratamento da água, com recuperação do lodo, remoção do mau cheiro, entre outros. “Todas as pessoas presentes para o Abraço no Lago vão receber uma mudball para lançá-las, de forma sincronizada, no lago II. Os voluntários da Faculdade Positivo e UTFPR já foram treinados e farão a distribuição”, contou.

Mais de 70 grupos, entre escolas, empresas, associações e entidades, confirmaram a participação nesta edição do evento. “A média de público, em cada ano, é de cerca de três mil pessoas. Mas, para este ano, a nossa expectativa é que o dobro de pessoas compareça e participe”, adiantou Galhardi.

O Abraço no Lago terá um breve cerimonial, com execução do Hino Nacional. “Faremos ainda o grito de paz, que é o oposto do grito de guerra, e durante a execução da música, terá uma dinâmica onde os participantes irão abraçar uns aos outros”, explicou o secretário do Compaz.

Após o Abraço pela Paz, integrantes do Rotary Clube de Londrina, em parceria com o Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), farão o plantio de aproximadamente 250 mudas de orquídeas nativas do Paraná. As flores serão cuidadas por alunos do Colégio Educar.

Redação Agora Londrina com N.Com | PML

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s