Eventos

Teatro favorece desenvolvimento infantil, diz pedagoga

 Estimular a vivência cultural dos pequenos desde cedo contribui para formação de valores que são levados até a vida adulta, afirma especialista

Teatro_do_Clubinho_LNS

O Teatro, quando bem planejado, é uma linguagem artística que está inserida na proposta da educação infantil, e que tem influência direta na aprendizagem das crianças. Ao fazer essa afirmação, a pedagoga Danielle Nunes Martins do Prado destaca a importância do contato da criança, em suas várias fases, com as diversas linguagens culturais.  “O teatro favorece o desenvolvimento das crianças em vários aspectos: social, emocional, cognitivo. Também possibilita o contato com a linguagem corporal, musical e a ampliação do repertório e contribui na interação e na sua imaginação”, explica.

A profissional é doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, professora na rede municipal de ensino de Londrina há 18 anos e docente no curso de Pedagogia na UniCesumar.

O “Teatro do Clubinho”, uma experiência inédita do Londrina Norte Shopping, que dispõe de um espaço especialmente concebido para receber espetáculos infantis, tem oferecido a oportunidade do primeiro contato com a arte teatral para muitas crianças. O lugar recebe a encenação de clássicos da literatura mundial em apresentações realizadas aos fins de semana. São espetáculos exclusivos do Shopping.

Com enredo adaptado à realidade atual das crianças e riqueza de detalhes dos figurinos, a encenação não perde a essência das lições que cada conto carrega consigo, o que mexe com as emoções da plateia. Tanto dos pequenos como dos adultos.

A pedagoga reforça sobre as reflexões que a literatura infantil provoca até na vida adulta. “A maioria das análises e reflexões do texto da peça teatral fazem referência a valores morais, sociais, respeito, diversidade, meio ambiente, entre outros, que são temáticas importantes para a convivência social na infância e especialmente na vida adulta” afirma, completando: “quanto mais a criança tiver possibilidades de ter acesso à cultura, além de ampliar seus conhecimentos, ela terá condições de aprender a valorizá-la”.

Fonte: Divulgação | Londrina Norte Shopping

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s