Noticias

Guardas Municipais de Londrina poderão aplicar multas de trânsito

A partir desta segunda-feira (5), às 8 horas, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) inicia o treinamento de 13 agentes da Guarda Municipal (GM) para a atuação em atividades de fiscalização e orientação do trânsito em Londrina.

c3c9a7a5a374-1849-lg-880fcbce

O curso, que contará com 8 horas diárias de duração, segue até o dia 23 de fevereiro, quando ocorre a finalização de todas as etapas de treinamento. Após esta data, os guardas municipais estarão habilitados a atuarem com ações de fiscalização e orientação do trânsito, aplicarem multas por infração e realizarem blitz em conjunto com a companhia ou sozinhos. Desta forma, eles poderão auxiliar os agentes municipais, principalmente em horários como à noite e nos finais de semana, quando os profissionais trabalham em escala reduzida.

Também participam da capacitação quatro fiscais do Departamento de Trânsito de Ibiporã. A aplicação dos conteúdos teóricos ocorre no auditório da Prefeitura, localizado no 2º piso do prédio, já a parte prática está programada para acontecer nas ruas e avenidas da cidade.

Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU, entre as temáticas a serem abordadas estão o estudo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, questões relacionadas à ética e cidadania, além de técnicas de abordagem e noções sobre engenharia de tráfego. “O objetivo principal é que os participantes compreendam a dinâmica viária e saibam como agir em cada situação, levando sempre em conta a função social do agente e o objetivo maior da sua atuação, que é a preservação da vida”, afirmou.

Para atingir os propósitos desejados, a capacitação vai envolver a utilização de apostilas criadas pela própria CMTU, disponibilizadas aos guardas e agentes de Ibiporã em formato impresso e digital. A ideia é facilitar a leitura dos conteúdos em computadores e dispositivos móveis. Além disso, está prevista a exibição de vídeos e outros materiais audiovisuais cujas situações mostradas devem servir de tema para debates entre os instrutores e alunos.

Para que os guardas municipais estivessem aptos a passar pelo treinamento ministrado pela CMTU, antes foi necessário que os 13 participantes recebessem capacitação prévia por meio de outro curso, dado pelos técnicos do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR).  Atualmente, mais 40 GMs estão participando da qualificação do DETRAN e devem ser formados pela CMTU até o segundo semestre deste ano.

Com N.Com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s