Noticias

Moradores estão preocupados com envenenamento de cães na Vila Casoni

Os moradores estão preocupados com os constantes envenenamentos que vem ocorrendo na região. Só em uma casa, foram três tentativas de envenenamento. Uma delas chegou a comer a salsicha com chumbinho, mas a dona Maria percebeu e agiu rápido. “Eu tenho um medicamento guardado em casa. Então, eu apliquei na hora que vi”, relatou.

A dona Maria está preocupada. Tem 18 cães, todos resgatados das ruas e bem cuidados. Com medo de que sejam envenenados mais uma vez, agora, ela toma alguns cuidados. “Fiz uma cerca no quintal. A partir das 18h eu fico no portão olhando quem passa aqui na frente”, contou.

Conhecido como chumbinho, costuma ser usado ilegalmente como veneno para ratos e também para cães e gatos. A Silvana até guardou fotos da salsicha com o chumbinho que jogaram no quintal dela. “Assim que eles jogaram, meu marido percebeu e conseguiu resgatar antes que os cachorros pegassem”, afirmou.

O envenenamento de animais é crime de maus tratos. Além disso, a venda do chumbinho, que é proibida, é considerada crime contra saúde pública. O responsável pode pegar até 15 anos de prisão. Só aqui nessa rua, foram cinco casos em um mês. Os moradores estão tão preocupados que já pensam em se unir e colocar câmeras de monitoramento. “Temos animal, porque a gente gosta e também pela segurança. Quando resgatamos cachorros da rua, estamos cuidando e vacinando eles. E quando estão na rua, eles estão em perigo e trazem perigo para nós”, explicou Silvana.

O chumbinho afeta o sistema nervoso e age muito rápido. Por isso, é importante ficar atento aos principais sintomas de intoxicação e envenenamento. “Ele pode apresentar excesso de salivação, além de tremores musculares e convulsões”, apontou a veterinária Helma Sodré. Ela lembra ainda a importância do socorro ser bem rápido. “É necessário perceber alguns sintomas e administrar com remédios. Desta forma, a pessoa tentará fazer com que o animal reaja a esta intoxicação. Em seguida,  o cão deve ser levado ao veterinário”, disse.

(Com informações da Tarobá News)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s